Primeira Página

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades
na sua caixa de correio

PROJETOS DE ARQUITECTURA

O projeto de arquitectura é o elemento que coordena todos os outros projetos entregues na Câmara municipal respectiva. Assim, os projectos de engenharia terão necessariamente de se ajustar em todas as suas vertentes ao que ficar neste consagrado. Saiba aqui como fazer um projecto de arquitectura, quais a as suas fases, quanto tempo demora e o que se pretende atingir a cada momento.

PROGRAMA PRELIMINAR

Após a aceitação da proposta de honorários inicia-se a primeira fase do projecto, o Programa Preliminar. O Programa Preliminar é um resumo dos principais objectivos propostos pelo cliente, descriminando as características gerais pretendidas para a obra, cada um dos espaços a projectar, as suas inter-relações e o seu modo de funcionamento.

ESTUDO PRÉVIO

O Estudo Prévio compreende a segunda fase do processo, a qual tem como objectivo chegar a soluções formais que se enquadrem nos objectivos propostos. Nesta fase procura-se integrar as especificidades funcionais do programa e as exigências dos diferentes sistemas que ele incorpora (estruturas, ventilações, iluminação, abastecimento e drenagem de águas) na concepção arquitectónica do edifício. Serão produzidas peças desenhadas, que comprovem a exequibilidade do projecto, ainda sem definições construtivas. Alcançados que estejam os requisitos do cliente o estudo prévio dá origem a uma nova fase: o Ante-Projecto.

ANTE-PROJECTO

A fase de Ante-Projecto pressupõe o desenvolvimento do estudo prévio pela definição de todos os factores importantes da arquitectura e das engenharias. As alternativas estudadas terão um grau de desenvolvimento maior que no estudo prévio, incorporando já soluções construtivas (estruturais e infra-estruturais). Esta fase prepara todas as peças escritas e desenhadas para a entrega do Projecto Base.

PROJECTO BASE OU PROJECTO DE LICENCIAMENTO

Após a aprovação do Ante-Projecto procede-se à sua concretização em Projecto Base (Licenciamento). Esta fase culmina na apresentação do projecto para Licenciamento na Câmara Municipal (peças escritas e desenhadas em número pedido pela entidade respectiva).

PROJECTO DE EXECUÇÃO

O Projecto de Execução constitui a quarta fase no desenvolvimento do projecto, e tem como objectivo o desenvolvimento do Projecto Base (Licenciamento) ao nível de rigor necessário para a construção. A finalização desta etapa é atingida com a elaboração das peças escritas e desenhadas necessárias para o início da construção da obra. Estas compreendem um mapa de acabamentos (definição de todos os revestimentos da construção), um caderno de encargos (discriminação de todos os procedimentos construtivos), um mapa de medições (quantificação de cada um dos artigos do caderno de encargos), desenhos gerais e diversos desenhos de pormenor (representação de todos os detalhes técnicos, mapas de vãos interiores e exteriores, mapas de casas de banho). Serão entregues 3 exemplares do projecto, um para o cliente e dois para a obra. Com base nestes documentos, o cliente pode auscultar diversas propostas de diversos construtores, escolhendo a que melhor salvaguardar os seus interesses.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA À OBRA

A última etapa no desenvolvimento do projecto é a Assistência Técnica à Obra, durante a qual a a Equipa técnica de Arquitetura da LVobras se mantém sempre disponível para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante o período de construção da obra. Serão realizadas visitas à obra caso o desenvolvimento desta o justifique.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
PUBLICAÇÕES
INFORMAÇÃO PARA
LEGALIDADE

 Copyright © POLISTEORIA.pt 2017

Desenvolvido por Optimeios