Primeira Página

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades
na sua caixa de correio

ARQUITECTURA DE INTERIORES

A arquitectura de interiores é um campo que nos merece enorme interesse dado o impacto que este serviço gera na comodidade e qualidade dos espaços. Pode estar altamente relacionada com a arquitectura e existir mesmo uma forte inter-dependência com esta como é o exempo dos trabalhos de fit-out. O serviço pode também ser desenvolvido sem qualquer alteração ou intervenção nas paredes existentes como é o caso do FF&E. Nalguns casos particulares envolve também alguns espaços temporários como os presentes em determinados showrooms ou stands para presença em feiras internacionais.

SERVIÇO DE ARQUITECTURA DE INTERIORES

O serviço de design de interiores possui uma componente extremamente cenográfica na medida em que procura sobretudo criar ambientes através da decoração de espaços interiores. Trata-se no fundo de projectar os espaços interiores de modo a resolver as questoõees funcionais em perfeita harmonia com os aspetos de natureza estética. Tem como base de trabalho o desenho, conjugação e escolha de móveis, objectos, equipamentos, cortinas, tapetes, acessórios, conciliando-os continuamente. Trata-se de planear as cores, os materiais, os acabamentos, as texturas, a iluminação criando ambientes com características únicas. Procura-se do mesmo modo ajustar os objectivos às disponibilidades financeiras do cliente e aos requisitos de funcionalidades objectivos.

AMBITO DE TRABALHO DO ARQUITECTO DE INTERIORES

O arquitecto de interiores administra todo o porjecto de decoração, desenvolve calendários com prazos para cada tarefa, prepara o caderno de encargos, coordena o desenvolvimento do trabalho de marcenaria, pintura, electricidade e costura. Fiscaliza o trabalho de cada empresa de decoração e desenvolve os seus serviços quer para particulares, quer para empresas.

FURNITURE FIXTURES AND EQUIPMENT

O serviço de Furniture Fisxtures and Equipment vulgarmente conhecido por FF&E é um termo anglo-saxónico que significa mobiliário, divisórias amovíveis como biombos e equipamentos como a iluminação ou aparelhos electrodomésticos. Os trabalhos de decoração deste tipo destinam-se no fundo a desenvolver, criar ou distribuir o recheio de um espaço sem interferir com tudo aquilo que é fixo no imóvel. É um trabalho bastante rápido e não é objecto de qualquer tipo de licenciamento camarário. Nesse sentido é possível uma transformação integral de um espaço existente, alterando totalmente a sua funcionalidade e estética num breve espaço de tempo.

FIT-OUT

O serviço de Fit-out é um termo anglo-saxónico que é por definição o conjunto de acabamentos interiores que estão verdadeiramente ligados ao imóvel e não podem ser removidos facilmente. Este tipo de serviço já envolve um tempo de execução superior, mas não obriga a licenciamento camarário na medida em que não interfere com a estrutura ou infraestrutura. Este serviço poderá ou não ser objecto de FF&E conforme as necessidades do cliente. O Fit-out é contudo um processo absolutamente essencial em alguns casos onde é necessária uma transformaão um pouco mais prfunda do imóvel existente.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
PUBLICAÇÕES
INFORMAÇÃO PARA
LEGALIDADE

 Copyright © POLISTEORIA.pt 2017

Desenvolvido por Optimeios